Adolescência e a prática do Yoga
Quantas não são as expectativas e inseguranças que cria nos próprios jovens adolescentes?...
Quantos não são os medos que essa simples palavra provoca nos pais?
Durante a puberdade e a adolescência o nosso corpo sofre as mais diversas alterações hormonais, físicas e psicológicas, o que acarreta com elas uma miríade de sintomas desagradáveis: alterações de humor, descontentamento, falta de auto-estima, acessos de raiva inexplicáveis, e que são por vezes determinantes para a formação da personalidade e do carácter do jovem na idade adulta.
Para agravar esta situação surgem ainda a tensão diária das aulas e dos testes, a pressão da sociedade que dita os ideais de beleza e de conduta pessoal e ainda o julgamento (tantas vezes cruel) dos colegas da mesma idade.
Estes factores criam situações de stresse e crise pessoal nem sempre fáceis de ultrapassar.
A prática regular de Yoga é ideal para esta fase da adolescência, graças aos seus efeitos benéficos e fortíssimos no sistema nervoso, sanguíneo, endócrino e respiratório.
O Yoga Sámkhya trabalha o corpo, a energia, as emoções e a mente ajudando a prevenir as alterações próprias da adolescência e ensinando o jovem a dominar o seu corpo, a relativizar as suas emoções, a aproveitar a energia disponível e a lidar com as suas diferentes sensações.
Através do Yoga cada jovem aprende:
A redireccionar os pensamentos e a acalmar o sistema nervoso, aumentando assim a capacidade de concentração e o rendimento das aulas, minimizando a tensão dos testes e exames.
A combater a tendência para a dispersão, para as mudanças de humor e vai ganhando maior atenção e concentração que lhe permitirão encarar as situações novas desta fase de vida de forma positiva contribuindo para que as suas escolhas sejam mais conscientes.
A um nível físico, as posições do Yoga (Ásana) permitem uma maior flexibilidade da coluna vertebral, o que ajuda igualmente a corrigir posturas e a fortalecer os músculos de um corpo em crescimento. O Yoga pode ser muito útil no alívio da tensão dos músculos, tendões, ligamentos e também ajuda a fortalecer os ossos, pelo que ainda pode coexistir com a prática de outros desportos e evitar as lesões. Porque traz uma maior tonificação muscular, proporciona a manutenção de uma imagem física mais saudável, ajudando à manutenção da auto-estima e do amor-próprio.
Os Ásana - Posições Psicobiofísicas, adequados conjugados com as restantes disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya previnem e atenuam algumas das alterações biológicas resultantes da puberdade como é o caso do acne.
Ao nível fisiológico, uma vez que actua directamente nas glândulas endócrinas, o Yoga também ajuda a balançar as mudanças de humor e as dores do crescimento, que resultam muito frequentemente de desequilíbrios hormonais. Algumas posições podem trazer o alívio das dores menstruais, outras ainda aliviam a irritabilidade ou problemas digestivos, entre outros.
O desenvolvimento da capacidade de relaxamento, da consciencialização da respiração (através das técnicas de Pránáyáma), o aumento da concentração, a estabilidade e o balanço físico e psicológico temperam ainda a hiperactividade ou a falta de energia e permitem uma manutenção dos níveis de stresse sofridos pelos adolescentes.
Finalmente, a prática regular do Yoga pode, despertar a energia interior e potenciar a introspecção e o auto-conhecimento, fomentando o fortalecimento do carácter.