Adolescente? Vê aqui como o Yoga pode ajudar!

Adolescência e a prática do

Yoga

Quantas não são as expectativas e inseguranças que cria nos próprios jovens adolescentes...

A tensão das aulas, dos testes, a pressão da sociedade que dita os ideais de beleza e de conduta pessoal e até o julgamento (tantas vezes cruel) dos colegas da mesma idade. 

Quantos não são os medos que essa simples palavra provoca nos pais?

Durante a puberdade e a adolescência o corpo sofre as mais diversas alterações hormonais, físicas e psicológicas, o que acarreta uma miríade de sintomas desagradáveis que são por vezes determinantes para a formação da personalidade e do carácter do jovem na idade adulta, desde simples, alterações do humor, descontentamentos, baixa auto-estima  a até acessos de raiva inexplicáveis.  

 

Para agravar a situação surge a tensão diária das aulas e dos testes, a pressão da sociedade que dita os ideais de beleza e de conduta pessoal e ainda o julgamento (tantas vezes cruel) dos colegas da mesma idade.

Estes factores criam situações de stresse e crise pessoal nem sempre fáceis de ultrapassar.

 

A prática regular do Yoga é ideal para esta fase, graças aos seus efeitos benéficos e fortíssimos no sistema nervoso, endócrino, respiratório e circulação sanguínea.

O Yoga Sámkhya trabalha o corpo, a energia, as emoções e a mente ajudando a prevenir as alterações próprias da adolescência e ensinando o jovem a dominar o seu corpo, a relativizar as suas emoções, a aproveitar a energia disponível e a lidar com as suas diferentes sensações.

Através do Yoga Sámkhya o jovem aprende:

 

A redireccionar os pensamentos e a acalmar o sistema nervoso, aumentando a capacidade de concentração e o rendimento das aulas, minimizando também a tensão dos testes e exames.

A combater a tendência para a dispersão, para as mudanças de humor e vai ganhando maior atenção e concentração que lhe permitirão encarar as situações novas desta fase de vida de forma positiva contribuindo para que as suas escolhas sejam mais conscientes.


A um nível físico, as posições do Yoga (Ásana) permitem uma maior flexibilidade da coluna vertebral, o que ajuda igualmente a corrigir posturas e a fortalecer os músculos de um corpo em crescimento. O Yoga pode ser muito útil no alívio da tensão dos músculos, tendões, ligamentos e também ajuda a fortalecer os ossos, pelo que ainda pode coexistir com a prática de outros desportos e evitar as lesões. Porque traz uma maior tonificação muscular, proporciona a manutenção de uma imagem física mais saudável, ajudando à manutenção da auto-estima e do amor-próprio

 

Read More 1 Comments

7 motivos  para começar a praticar Yoga Sámkhya

Num primeiro momento, os alunos percebem claramente a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução das respirações. Com o tempo, sempre respeitando os limites do próprio corpo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aparecendo, assim como a força e a resistência musculares.

O Yoga Sámkhya é  indicado para todas as pessoas independentemente da idade, que pretendam potenciar as suas capacidades, qualidades, e ainda atingir níveis de excelência nas várias áreas das suas vidas.

A proposta é a expansão da consciência, um estado de mega lucidez e, para lá chegar, o Yoga Sámkhya propõe um conjunto de 14 técnicas que trabalham todos os aspetos do indivíduo, ao nível do corpo físico, das emoções e mente (concreta e abstrata). 

 1.Encha-se de energia e vitalidade -  todas as 14 técnicas do Yoga Sámkhya visam aumentar a vitalidade e o bem-estar. Após as práticas terminará com mais energia e vontade de realizar;


2. Obtenha  equilíbrio físico e mental, força, resistência, flexibilidade, e um melhor  o funcionamento de todos os sistemas, como: imunológico, endócrino, cardiovascular, digestivo, reprodutor, excretor e etc;


3.Reforçe a auto-estima, a força de vontade e confiança pessoal, o Yoga vai fazer com que se sinta e pareça melhor, fisicamente e emocionalmente, e vai fazer com que se sinta melhor consigo mesmo, e melhorar  a forma de como se relaciona com os outros e com o mundo.


4. Aprenda a respirar conscientemente - Aprenda a gerir  o stress e a gerir as suas emoções através de técnicas respiratórias, conscientes e ritmadas e saiba como aproveitar a sua capacidade pulmonar por completo. A qualidade da sua respiração determina como se sente e como reage aos estímulos envolventes. Já se apercebeu que quando está tenso tende a ter uma respiração curta e superficial e quando está tranquilo e confiante  tende a fazer respirações mais profundas e completas;


5. Melhore a forma física - A prática  proporciona uma flexibilidade espetacular e um excelente fortalecimento muscular. Os seus exercícios  beneficiam a coluna vertebral, órgãos internos,  melhora a oxigenação celular, tonifica o corpo e reduz o risco de lesões, regula o peso e amplia a sua consciência corporal.


6. Aumente a sua concentração e memória - Com tantos estímulos diários, a dispersão torna-se a causa principal da desorganização e da baixa eficiência. Aprenda técnicas que trabalham o foco nos seus objetivos e o ensinam a não os perder de vista, aumentando a sua atenção e a capacidade de estar totalmente presente.


7. Obtenha  uma mente mais criativa e realizadora  - São numerosos os estudos científicos que provam a eficiência da meditação no alto  desempenho profissional e desportivo. A meditação surgiu no âmbito do Yôga e dissociá-la compromete os seus efeitos. É uma das mais poderosas ferramentas de autoconhecimento que consiste em esvaziar a mente de pensamentos e concentrar  num único objecto concentrador (Yantra).  


Invista em si, pratique  Yoga Sámkhya  (14 disciplinas técnicas), num Áshrama - Centro do Yoga, com professores credenciados pela Confederação Portuguesa do Yoga, com formação  reconhecida internacionalmente.



Helena Batista

professora do Yoga formada pela Confederação Portuguesa do Yoga

Diretora do Áshrama Ria Aveiro - Centro do Yoga

0 Comments

 Ansiedade e Yoga -  Gerir a emoção ou aprender a controlá-la?

"Gerir a emoção ou aprender a controlá-la“

Sabia que soltar umas lágrimas  faz bem à saúde, alivia o stress,  e contribui extraordinariamente  para 

uma maior longevidade?

As lágrimas  contêm uma hormona a “prolactina “ que é libertada como resposta ao stress, e  a partir dos 18 anos as Mulheres têm mais  60 por cento de prolactina no sangue do que os homens.

Durante o período de gravidez e de amamentação estes valores encontram-se  mais  elevados, justificando a facilidade com que as Mulheres choram nesta fase .

As substâncias químicas que provocam o stresse  são removidas com as lágrimas quando choramos. Se o stress não for libertado, os riscos de ataque cardíaco e de lesões cerebrais podem aumentar. Podemos afirmar que a capacidade de chorar contribui para uma maior longevidade.


No Yoga na disciplina técnica "Kriyá"  temos os exercícios de Trátaka que tonificam e limpam o globo ocular - são realizados pela fixação de um objeto concentrador: chama de uma vela, um Yantra (símbolo concentrador),  uma flor, um morrão de incenso, uma estrela,  a lua, etc..

Por este meio, são estimuladas as glândulas lacrimais, e provoca-se uma abundante lubrificação, limpeza e ação bactericida, pelo efeito da lisozima e descarga de prolactina, obtendo-se ainda um consequente relaxamento do músculo cardíaco e diminuição do stress.

Este exercício controla os músculos involuntários, levantadores das pálpebras e com perseverança dá-nos o domínio da concentração.

 

 

artigo da Yogi: kalpa  Taru – Helena Batista

0 Comments