7 motivos  para começar a praticar Yoga Sámkhya

Num primeiro momento, os alunos percebem claramente a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução das respirações. Com o tempo, sempre respeitando os limites do próprio corpo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aparecendo, assim como a força e a resistência musculares.

O Yoga Sámkhya é  indicado para todas as pessoas independentemente da idade, que pretendam potenciar as suas capacidades, qualidades, e ainda atingir níveis de excelência nas várias áreas das suas vidas.

A proposta é a expansão da consciência, um estado de mega lucidez e, para lá chegar, o Yoga Sámkhya propõe um conjunto de 14 técnicas que trabalham todos os aspetos do indivíduo, ao nível do corpo físico, das emoções e mente (concreta e abstrata). 

 1.Encha-se de energia e vitalidade -  todas as 14 técnicas do Yoga Sámkhya visam aumentar a vitalidade e o bem-estar. Após as práticas terminará com mais energia e vontade de realizar;


2. Obtenha  equilíbrio físico e mental, força, resistência, flexibilidade, e um melhor  o funcionamento de todos os sistemas, como: imunológico, endócrino, cardiovascular, digestivo, reprodutor, excretor e etc;


3.Reforçe a auto-estima, a força de vontade e confiança pessoal, o Yoga vai fazer com que se sinta e pareça melhor, fisicamente e emocionalmente, e vai fazer com que se sinta melhor consigo mesmo, e melhorar  a forma de como se relaciona com os outros e com o mundo.


4. Aprenda a respirar conscientemente - Aprenda a gerir  o stress e a gerir as suas emoções através de técnicas respiratórias, conscientes e ritmadas e saiba como aproveitar a sua capacidade pulmonar por completo. A qualidade da sua respiração determina como se sente e como reage aos estímulos envolventes. Já se apercebeu que quando está tenso tende a ter uma respiração curta e superficial e quando está tranquilo e confiante  tende a fazer respirações mais profundas e completas;


5. Melhore a forma física - A prática  proporciona uma flexibilidade espetacular e um excelente fortalecimento muscular. Os seus exercícios  beneficiam a coluna vertebral, órgãos internos,  melhora a oxigenação celular, tonifica o corpo e reduz o risco de lesões, regula o peso e amplia a sua consciência corporal.


6. Aumente a sua concentração e memória - Com tantos estímulos diários, a dispersão torna-se a causa principal da desorganização e da baixa eficiência. Aprenda técnicas que trabalham o foco nos seus objetivos e o ensinam a não os perder de vista, aumentando a sua atenção e a capacidade de estar totalmente presente.


7. Obtenha  uma mente mais criativa e realizadora  - São numerosos os estudos científicos que provam a eficiência da meditação no alto  desempenho profissional e desportivo. A meditação surgiu no âmbito do Yôga e dissociá-la compromete os seus efeitos. É uma das mais poderosas ferramentas de autoconhecimento que consiste em esvaziar a mente de pensamentos e concentrar  num único objecto concentrador (Yantra).  


Invista em si, pratique  Yoga Sámkhya  (14 disciplinas técnicas), num Áshrama - Centro do Yoga, com professores credenciados pela Confederação Portuguesa do Yoga, com formação  reconhecida internacionalmente.



Helena Batista

professora do Yoga formada pela Confederação Portuguesa do Yoga

Diretora do Áshrama Ria Aveiro - Centro do Yoga

Write a comment

Comments: 0